Papel de parede para quarto: 7 dicas para renovar seu ambiente

papel de parede para quarto

A tradição vitoriana do papel de parede para quarto se estende além da praticidade de dar um novo ar ao seu local de descanso.

Conheça agora quais as vantagens, os tipos e 7 dicas para deixar o seu quarto com a sua cara.

Papel de parede para quarto: Vantagens de usar

No Brasil, o papel de parede para quarto tem se tornado cada vez mais tendência, lembrando que há pouco tempo atrás, o seu uso não era muito comum no nosso país.

Hoje você pode projetar a atmosfera que você quiser em qualquer ambiente, indo desde de quartos mais amplos e radiantes até um pouco mais serenos e aconchegantes.

Por isso, aos poucos, o adereço foi ganhando o apreço não só do consumidor final como também de designers de interiores e imobiliárias. Veja algumas razões.

1. Requinte e sofisticação

Não há quem resista ao estilo e exuberância das belas casas americanas ao assistir um filme, não é mesmo?!

No entanto, o que pouco se nota, é que todo o charme ali contido vem deles, os papéis de parede.

E nada melhor do que transformar a sua casa, ou ainda melhor, o seu quarto, em um elegante e invejável ambiente de filme.

A estampa escolhida do seu papel de parede para quarto é que irá definir a nuance que terá o seu local de descanso, seja pacífico, romântico, atraente, e até mais denso, existem opções para todos os gostos e estilos.

2. Variedade de detalhes em toda a parede

Além de provocar um gostoso sentimento de conforto no local, o papel de parede para quarto permite que você tenha amplos detalhes até mesmo no teto do seu cômodo preferido.

Então que tal deixar o seu quarto com a cara dos lofts nova iorquinos, com pequenos tijolos envelhecidos estampados ao fundo da cabeceira da cama?

Ou ainda você pode deixar a sua parede com listras, flores, incluindo as clássicas estampas vitorianas.

É você quem escolhe e pode abusar da imaginação na hora de combinar painéis, móveis e enfeites com as cores da sua parede, transformando o seu quarto em um verdadeiro santuário.

3. Ergonomia na aplicação

Um fator decisivo na hora de se decidir pelos papéis de parede é a facilidade na sua aplicação. Principalmente por permitir que você mesmo cole.

Claro que para que não haja imprecisão, o melhor é que a aplicação seja feita por um profissional, mas isso não te impede de reunir a família e botar todos para trabalharem em prol da decoração da casa.

Além de renovar o quarto da sua filha adolescente por exemplo, você ainda pode fazer desse momento algo inesquecível para toda a família.

Assim você também pode evitar aquela dor de cabeça com a bagunça causada pelas pinturas e paredes quebradas, resolvendo tudo de uma forma simples, prática e duradoura.

4. Economia no seu bolso

Ao optar pela alternativa do papel de parede, você não só evita bagunça mas também economiza, sem precisar se preocupar em contratar pedreiros, pintores para realizarem serviços de renovação do layout da casa.

Além do mais, a durabilidade é um fator que conta pontos, variando também de acordo com o material utilizado na confecção do papel de parede para quarto.

Tipos de papel de parede para quarto

Existem três tipos de materiais que compõem o papel de parede.

Papel Vinílico

Feito em PVC, é uma alternativa mais resistente que permite sua colagem além dos quartos, também em ambientes úmidos como os lavabos e a cozinha, podendo ser uma ótima escolha para suítes.

Não tecido

O famoso não tecido ou TNT, suporta até mesmo a lavagem com água e sabão neutro. Só não vale esfregar com escova.

Esse material é bem indicado para o quarto das crianças que irão sujar a parede uma vez ou outra.

Papel comum

O papel tradicional é mais indicado para compor o papel de parede no quarto do casal em que não há banheiro, pois se trata de uma alternativa menos resistente.

Porém em compensação é a opção mais barata dentre os três.

Dicas de como utilizar o papel de parede para quarto

Para ter sucesso na decoração e um resultado satisfatório por um bom tempo, veja algumas dicas de como utilizar o papel de parede para quarto.

1. Escolha o local da aplicação

Teto

Uma das melhores opções para os quartos pequenos é manter todas as paredes brancas e adicionar o papel de parede no teto.

Além de ampliar e deixar o quarto renovado, você ainda terá uma bela arte para poder olhar enquanto pega no sono ou ouve sua música favorita.

Apenas uma parede

papel de parede para quarto

É muito comum nos quartos de casal escolher a parede traseira da cama para adicionar o papel, pois economiza e decora o quarto sem exagerar na dose, além de não correr o risco de enjoar do papel por não olhar pra ele o tempo todo.

Mas se você não gosta desta opção, uma boa pedida é usá-lo na parede da penteadeira deixando o resultado ainda mais gracioso e valorizado, por estar no entorno do espelho.

No quarto inteiro

Para quartos grandes, essa é uma excelente pedida, por torná-lo mais aconchegante.

Agora se a sua intenção for mesmo esta, a dica é aproveitar também o teto, deixando o quarto com cara de cantinho pra dormir, o que é ideal para quem utiliza o quarto somente para passar a noite, podendo até ajudar a pegar no sono.

Ao entorno do quarto simulando madeira, tijolos, cerâmicas e outros

Esta alternativa é bem requisitada nos quartos dos pequeninos, pois além de deixar o quartinho do bebê mais alegre, você economiza e fica fácil trocar depois que ele já estiver crescidinho.

2. Aproveite para mudar o tamanho do seu quarto com o papel de parede

Quando se fala em decoração, sempre tem um jeitinho de brincar com as cores para simular diferentes sensações no ambiente.

E com o papel de parede para quarto não é diferente.

Para deixar o quarto maior por exemplo, além da alternativa de colocar um papel de parede no teto, também é válido, ao invés disso, escolher uma cor mais escura para colocar atrás da cabeceira da cama, dando a ilusão de ótica de ter bem mais espaço.

3. Saiba qual é o tamanho exato da área de aplicação

Agora que você já sabe as posições do papel de parede para quarto, faça as contas.

Primeiro meça a largura e altura e anote, depois multiplique esses dois números para achar a área em metros quadrados. Isso irá facilitar as contas no momento que o consultor informar o valor do metro quadrado de cada material.

4. Deixe a parede pronta

Certifique se não há buracos, relevos, pintura solta e respingos de tinta sobrepostos na parede.

Para que o papel não rasgue, é imprescindível que não haja nenhum tipo de irregularidade na hora da aplicação.

5. Observe as cores do seu ambiente

Se você mesmo estiver fazendo o projeto decorativo da sua casa, verifique a combinação de cores e no tom que você quer dar ao quarto, antes de escolher o seu papel de parede.

Uma dica essencial!

É primordial fazer a escolha conforme a personalidade de quem utiliza o quarto, e de acordo com as cores que lhe agradam.

PAPEL-DE-PAREDE-VERDE

 

papel de parede com estampa floral

Nada de seguir modismos a risca, pois se não, você mesmo pode se afugentar do seu próprio quarto.

Cores mais leves podem passar despercebidas, as cores muito vivas podem deixar o ambiente com sensação de agitação.

Procure algo no meio termo, como tons mais sóbrios e serenos que te dão vontade de dormir.

papel de parede bege

Já no quarto do bebê utilize complementando as cores do seu ambiente, como na imagem abaixo.

PAPEL DE PAREDE NO QUARTO DO BEBE

6. Saiba como colar o papel de parede sem erro

Depois de ter passado por todas essas etapas, chegou a hora de colar o papel de parede para quarto no local da aplicação, só não se esqueça de comprar a cola antimofo para papel de parede antes.

Então com um pouquinho de paciência, você mesmo pode realizar a instalação. Na dúvida contrate conosco o serviço de instalação para garantia de serviço bem feito.

1º Passo: Corte o papel no mesmo tamanho da área de aplicação, e se necessário meça novamente para certificar.

2º Passo: Marque os locais da aplicação com lápis para você não se perder.

3º Passo: Com um pincel, espalhe a cola anti mofo uniformemente, sem deixar excesso.

4º Passo: De forma bem minuciosa, para não ficar torto, comece a colar o seu papel de parede para quarto.

5º Passo: Ao surgirem bolhas de ar, interrompa o restante da colagem e desfaça-as com bastante cautela, alisando levemente com as mãos até desaparecerem.

Prontinho, seu quarto já está repaginado!

Agora, com tudo, você já está preparado para assumir a responsabilidade de decorar o seu quarto, ou o dos seus filhos, da maneira mais prazerosa e prática possível, com um resultado que vai surpreender não só você, mas toda a sua família.

No entanto, você ainda deve estar se perguntando: “Onde posso encontrar o papel de parede para quarto?”

7. Onde encontrar o melhor papel de parede para quarto

Papel de parede para quarto é na Detalhe.

A Detalhe Decorações ajuda você nos momentos mais importantes da sua vida, ao te proporcionar a possibilidade de criar um ambiente convidativo e sofisticado para a sua sala, quarto ou cozinha.

Com unidades no bairro Floresta e Sagrada Família, você tem as melhores opções pertinho de você, seja na hora de mudar pra casa nova, reformar o quarto da filha mais velha, ou preparar o quartinho do novo membro da família.

Nossa equipe está sempre pronta para te receber de braços abertos com um vasto leque de opções acompanhando você nessas ocasiões tão especiais.

Então não perca mais tempo, vem pra Detalhe!