Revestir os vãos é uma necessidade básica que vem desde a época das cavernas, quando o conceito de decorar sequer exista. Naquela época, as peles de animais eram utilizadas para vedar as “janelas” primitivas e proteger seus moradores contra o frio, além de inibir a curiosidade de outros homens e animais que circulavam pelos arredores de sua moradia.

Já na idade media… Para garantir tanto a privacidade como o escurecimento do ambiente, os tecidos eram a única opção para revestir as janelas. A grande diversidade de estampas oferecidas pelas tecelagens artesanais permitiu que os tecidos fossem utilizados como elementos decorativos, introduzindo o conceito de “Decoração de janelas”.

Na Antiguidade Oriental, para permitir a ventilação das casas, os vãos eram preenchidos com estruturas vazadas em madeira que protegiam as mulheres do olhares externos e garantiam a visibilidade de dentro para fora. Os benefícios deste elemento assemelham-se as persianas.

Na época da Revolução industrial, as venezianas de madeira, formadas por lâminas horizontais que protegiam externamente as janelas foram o ponto de partida para o desenvolvimento das persianas. No início eram lâminas de madeira, sustentas por tiras de tecido com cordões que as movimentavam em vários ângulos no sentido horizontal.

Após anos e anos chegamos ao mais moderno e sofisticado que há em cortinas e persianas, então escolha a sua melhor opção.

Deixe uma resposta